top of page
Buscar
  • Dr. Arnaldo Jamariqueli

A Importância de Fazer Amigos!

Pesquisas mostram que ampliar a interação social combate o sedentarismo, a depressão e pode ajudar você a viver mais.

Convívio social aumenta a longevidade e a qualidade de vida!

Pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, publicaram um estudo que mostra o efeito benéfico de interações sociais. Adultos que cultivavam relações não apenas com parentes e amigos próximos, mas também com simples conhecidos ou prestadores de serviços e tinham disposição até para lidar com estranhos, apresentavam níveis mais altos de atividade e um volume menor de sentimentos negativos.

A depressão e a solidão acelera o envelhecimento cerebral, comprova um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos. A doença já era considerada um fator de risco para o desenvolvimento de Alzheimer e já havia sido associada a diversos problemas, como aumento do risco de dor de cabeça, dor muscular e alterações no sono. Agora, a ciência conseguiu mostrar evidências consistentes de danos cerebrais causados pela depressão e sentimentos negativos.

Um nova pesquisa, mostrou que as conexões cerebrais começam a diminuir dez anos mais cedo em indivíduos diagnosticados com depressão. Ou seja, o declínio cognitivo começa a partir dos 40 anos e não aos 50 anos. Essa característica aumenta o risco de perda de memória, desaceleração da fala e até mesmo o desenvolvimento precoce de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Outro ponto muito importante é que o sedentarismo aumenta com a idade e se torna um fator de risco e os idosos que só convivem com familiares e amigos muito chegados tendem a ser mais sedentários. No entanto, para se relacionarem com pessoas que não conhecem tão bem, é necessário ter que sair de casa e isso por si só, já é um fator importante.

Portanto, o próximo passo é se esforçar para ampliar o espectro das suas relações. O que parecia simples na época da escola, ou mesmo no ambiente de trabalho, passa a soar como uma façanha. Kate Leaver, autora de “The friendship cure” (em tradução livre, “A cura pela amizade”), lançado ano passado, afirma que diariamente perdemos oportunidades de estabelecer pontes com outros seres humanos. “Como podemos viver na era da conectividade e enfrentarmos uma epidemia de solidão? Amigos não são uma distração, são a solução”, ensina em seu livro.

A expectativa de vida está aumentando com os avanços tecnológicos e por isso, manter um círculo de amizades pode ser a rede de proteção afetiva para enfrentarmos momentos dolorosos, por isso vale a pena cultivar essa proximidade. O jornal britânico “The Guardian” listou formas de encontrar novos amigos , começando por aprender a identificar oportunidades de criar laços. Exemplos: em vez de um bom dia protocolar no elevador, convide o vizinho ou vizinha para um café ou chá; se conheceu alguém, adicione a pessoa em sua rede social e mantenha contato. Outra opção: seguir seus interesses e juntar-se a um grupo, clube ou classe que se dedique à mesma atividade: cantar, dançar, cozinhar. Se quiser ousar, comece algo totalmente diferente, pelo prazer de aprender, e certamente encontrará gente em situação idêntica. Mais uma sugestão: permita-se ser vulnerável e necessitar de ajuda; assim outras pessoas poderão se aproximar. Por último, mas não menos importante: use a tecnologia e os aplicativos, mas não se restrinja ao mundo virtual.

Ter um círculo social variado e ativo pode fazer diferença na longevidade de idosos. Ao acompanhar mais de 300 homens e mulheres com ao menos 65 anos, cientistas da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, descobriram que aqueles que passavam mais tempo interagindo com grupos diversos de pessoas eram mais propensos a serem fisicamente ativos e tinham maior bem-estar emocional.

Portanto, invista em você e na sua saúde, cuide do seu SORRISO, ele favorece as relações interpessoais e melhor sua autoestima. Conheça 10 benefícios de um sorriso:

1. Melhora seu sistema imunológico!

O sorriso muda a química do corpo e estimula o sistema imunológico! Aumenta a autoestima, diminui a frequência cardíaca, torna a respiração estável e relaxa o corpo. SORRIA SEMPRE!

2. Muda o seu humor

Psicólogos descobriram se você sorrir durante 60 segundos, não importa o quão falso ou forçado ele se sente, ele libera serotonina, que engana o corpo em fazer você se sentir feliz novamente.

3. Você sabia que quando sorrimos, reduzimos a pressão arterial?

Quando sorrimos, endorfinas são liberadas na corrente sanguínea e são responsável pela diminuição da pressão arterial. Pacientes que que foram monitorados apresentaram uma sensível queda da pressão arterial após períodos de sorrisos.

A serotonina liberada após os nossos sorrisos faz com que você se sinta feliz e eleva seu estado de humor. SORRIA SEMPRE!

4. Dá uma elevação natural

Repensar dizer obrigado com chocolates. De acordo com a Fundação Britânica Dental Saúde, um sorriso amoroso pode produzir a mesma resposta emocional como comer 2.000 barras de chocolate!

5. Derrete corações

Vários estudos descobriram que um sorriso de longa latência (0.5s início) é visto como mais autêntica e gracioso, e é percebido como mais atraente, confiável e menos dominante.

6. Você vai ser lembrado

Piscar os brancos perolados na sua próxima entrevista. Se você está sorrindo, você é três vezes mais chances de ser lembrado que uma pessoa que está exibindo características negativas ou neutras.

7. Sorriso seu caminho para o sucesso

Pessoas que sorriem são mais propensos a conseguir uma promoção. Numerosos estudos descobriram um sorriso desempenha um papel importante no estereótipo de atratividade física. Além disso, a pesquisa psicológica mostrou que as pessoas atraentes são percebidos como mais bem sucedido, inteligente e amigável.

8. Quer parecer mais jovem, SORRIA!

Sorrir é um lifting natural! Ele estimula as células em sua pele e dá-lhe um brilho radiante. Na verdade, um estudo realizado pela New York University descobriu que 69 por cento das pessoas acham as mulheres mais atraentes quando sorriem do que quando estão usando maquiagem.

9. Você sabia que um simples sorriso aumenta sua expectativa de vida?

Quando você está sorrindo, é difícil não ser positivo. E uma atitude positiva definitivamente aumenta a expectativa de vida e o torna mais feliz. Pesquisadores da Universidade de Nova Iorque descobriram que pessoas mais felizes são menos propensas a desenvolverem problemas cardíacos.

10. Sorrindo e rindo reduzir o stress

Sorrindo relaxa os músculos faciais e acalma o sistema nervoso. Rir envia mais oxigênio para o cérebro. Isso provoca a liberação de substâncias químicas do cérebro chamadas endorfinas. Estes produtos químicos nos ajudar a sentir positivo.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page