Ronco e Apneia
Como parar de roncar?
Bem-vindo ao Intégra Odontologia e Saúde, onde cuidamos de sua saúde e bem-estar. Reconhecemos a importância de abordar questões relacionadas ao sono, como o ronco e a apneia do sono, para garantir que você tenha noites tranquilas e revigorantes.
Se você está em busca de respostas sobre a apneia do sono, nosso site é o seu ponto de partida. Aqui você encontrará informações detalhadas sobre os sintomas da apneia do sono, os tratamentos disponíveis e os remédios mais eficazes. Além disso, você poderá entender melhor as opções de tratamento, como o uso de máscaras CPAP, cirurgias especializadas e outros métodos como o Aparelho Intra Oral ( AIO ).
Compreendemos que o diagnóstico adequado é fundamental para o tratamento eficaz da apneia do sono. É por isso que oferecemos exames especializados, como a polissonografia do tipo 4 , um estudo do sono detalhado que nos permite avaliar suas necessidades específicas. Nossa equipe altamente qualificada e experiente fornecerá orientações sobre a preparação necessária e explicará os resultados do exame, ajudando você a dar os próximos passos para melhorar sua qualidade de vida.
Na Intégra Odontologia e Saúde, nos preocupamos com o seu conforto e saúde geral. Nossos profissionais capacitados estão prontos para cuidar de suas necessidades, seja por meio de tratamentos personalizados para apneia do sono ou pela combinação de nossos conhecimentos em odontologia e saúde para desenvolver uma abordagem abrangente.
Acreditamos que todos merecem uma noite de sono tranquila e restauradora. Então, não hesite em entrar em contato conosco para marcar uma consulta.
Estamos aqui para oferecer a você o suporte necessário para superar o ronco e a apneia do sono, promovendo sua saúde e bem-estar.
Intégra Odontologia e Saúde - cuidando do seu sono, cuidando de você.
Envie sua pergunta!
Não espere mais para melhorar sua qualidade de sono e bem-estar. Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo a escolher o aparelho certo para suas necessidades individuais. Diga adeus aos roncos e olá para noites de sono reparador!
Dr. ARNALDO JAMARIQUELI
Mestre e Especialista
Qual a diferença entre Roncar e Apneia do Sono?
Ronco acontece quando a passagem do ar através do nariz e garganta fica obstruída durante o sono. Com isso, a língua se posiciona de forma que também interfere na passagem do ar, os tecidos ao redor vibram, e assim é produzido o conhecido som do roncar.
Já a Apneia do Sono é um distúrbio sério, em que a respiração é interrompida centenas de vezes durante a noite. Por isso, é fundamental que se saiba o que está realmente acontecendo e procurar tratamento.
Portanto, fique atento aos sintomas, se você está sofrendo de fadiga e sonolência durante o dia, isso pode ser um problema mais sério do que roncar.
Quais são as causas do ronco?
Uma das principais causas do ronco é a interação de fatores anatômicos individuais, como tamanho das narinas ligado a outros fatores como obesidade. Maus hábitos como fumar, tomar bebidas alcoólicas em excesso e comer demasiadamente antes de dormir também podem contribuir para a piora do ronco durante a noite.
Constituição Física
Os homens possuem passagens de ar mais estreitas do que as mulheres, por isso têm mais propensão a roncar. Existem também causas hereditárias, em que a garganta é estreita, as adenóides são maiores, dentre outras manifestações físicas.
Posição ao dormir
Deitar de costas pode fazer com que a pele da garganta relaxe, e com isso, impeça a passagem do ar.
Problemas nasais
Quando as vias aéreas estão bloqueadas, certamente elas dificultam a inspiração, ao criarem um vácuo na garganta, e isso provoca o ronco.
Peso corporal
Os tecidos com acúmulo de gordura e com tônus muscular fracos interferem no sono, e você pode roncar por isso. Bastante peso corporal ou excesso de peso são a causa desse distúrbio.
Álcool
O consumo de álcool pode aumentar o relaxamento dos músculos.
Idade
A partir da meia idade, a garganta começa a estreitar, e o tônus muscular diminui. O que é possível fazer para amenizar essa condição são exercícios com a garganta, mudar seu estilo de vida e mudar as posições para dormir.
Fumar
O consumo de cigarros pode, também, prejudicar seu sono. Da mesma forma que o álcool, pode fazer com que a musculatura relaxe mais do que o normal.
Quais os efeitos de roncar?
Os médicos recomendam oito horas de sono para que o corpo possa desempenhar bem suas funções. Se passarmos uma ou duas noites com sono interrompido pelo ronco, ou se apresentarmos fadiga no dia seguinte, podemos sobreviver com isso. Porém, se esse quadro se repete por meses ou anos, podemos dizer que roncar faz mal para nossa saúde em geral.
Na saúde
Os principais riscos são obesidade, diabetes, pressão alta e doenças do coração, além de ansiedade e depressão, e o prejuízo do sistema imunológico.
No corpo
A falta de sono afeta diretamente o equilíbrio hormonal, porque é durante a noite que o hormônio do crescimento fica ativo. O metabolismo como um todo e o metabolismo da glicose também ficam prejudicados, interferindo no apetite, ocasionando um desejo por alimentos.
No cérebro
Alternância dos estados de humor, às vezes euforia, e níveis de energia reduzidos. A sonolência durante o dia impede a concentração da pessoa, que cai no sono por alguns segundos, colocando-a em risco de acidentes.
Na vida
Dormir pouco traz não só graves consequências para a saúde, mas também altera o funcionamento dos genes e reduz a expectativa de vida.Os transtornos do sono são um fator de risco que provocam todo tipo de doenças e afeta sua capacidade de concentração e suas relações interpessoais.
Vida Pessoal
Você dorme bem? Você acha que dormir é perda de tempo? Afinal, porque dormimos? Observe o dia seguinte após uma noite mal dormida. A irritação aumenta, o foco e a atenção diminuem. O trabalho não rende, nem os estudos.
Vida Profissional
O sono pode afetar a sua carreira e não importa se você é estudante, estuda e trabalha, está criando seu próprio negócio ou é funcionário de uma empresa. A vida moderna é uma vida de gente ocupada, com agendas cheias e muitas obrigações a serem cumpridas em um curto espaço de tempo. O que significa que o sono, muitas vezes, é quem recebe menos atenção.
Mudar o estilo de vida para parar de roncar!
Perca peso
A redução dos tecidos gordurosos na garganta pode acontecer com o mínimo de peso que você perca, e pode fazer com que você pare de roncar.
Alimentação antes de dormir
Refeições pesadas antes de ir para a cama podem piorar o quadro.
Coma alimentos leves de fácil digestão e com propriedades calmantes para facilitar o sono, como vitamina de abacate, iogurte com aveia, banana com nozes ou leite com mel, por exemplo.
Pare de fumar
Os fumantes têm mais propensão a roncar. O cigarro irrita as membranas do nariz e garganta, que podem bloquear a passagem do ar.
Exposição à eletrônicos
A luz das telas de aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, podem causar insônia. É que o hábito com luminosidade alta prejudica na hora de dormir, já que compromete a produção do hormônio responsável pelo sono, a melatonina.
Evite sedativos e álcool
Alguns medicamentos conduzem a um sono mais profundo, que pode piorar o ronco. Essas substâncias relaxam os músculos da garganta e interferem na respiração.
Exercícios físicos
Os exercícios podem reduzir o ronco. Isso acontece porque quando você tonifica vários músculos do corpo, a garganta também se beneficia. Além dos exercícios para o corpo, você pode fazer exercícios específicos para a garganta.
Exercícios com a Garganta para Parar de Roncar
Pesquisas comprovam que os músculos do sistema respiratório podem ser fortalecidos de formas específicas para se reduzir o ronco, através de exercícios com a garganta, a língua e com a pronúncia de certos sons vocálicos.
-
Algumas vezes por dia, repita as vogais (a-e-i-o-u) bem alto, por 3 minutos.
-
Coloque a ponta da língua atrás dos dentes superiores. Deslize a língua para trás, 3 minutos por dia..
-
Aperte os lábios e segure por 30 segundos.
-
Faça movimentos com a mandíbula, para a direita e para a esquerda, com a boca aberta. Permaneça em cada posição por 30 segundos.
-
Contraia o músculo atrás de sua garganta, com a boca aberta. Repita o exercício por 30 segundos. Dica: se olhe no espelho, para observar o movimento da úvula, para cima e para baixo.
-
Dentre diversos benefícios para sua saúde como um todo, cantar também pode aumentar o controle dos músculos da garganta e do palato mole. Experimente !
Mudança de hábitos ao dormir faz com que você pare de roncar sem remédios.
Eleve o travesseiro
Experimente colocar o travesseiro cerca de quatro centímetros acima da posição costumeira, para facilitar a respiração. Você também pode adquirir travesseiros desenhados exclusivamente para se parar de roncar, que lhe colocam numa posição em que os músculos ao redor do pescoço ficam relaxados.
Durma de lado
Evite dormir de costas, porque nessa posição você estará mais propenso a roncar.
Experimente um aparelho para parar de roncar
Estes tipos de aparelhos foram desenhados para se colocar na boca, semelhante aos utilizados pelos lutadores de boxe, auxiliando a passagem do ar. A cada dia, surgem novos aparelhos, mas ainda não foram completamente aprovados pela ciência.
Sabemos que não existem técnicas, aparelhos, ou tratamentos que funcionam para todas as pessoas. Por isso, deixar de roncar requer paciência e disposição para experimentar novas soluções.
Limpe as passagens nasais
Use um descongestionante nasal, ou medicação anti-alérgica(consulte um médico especialista), se for o caso.
Mantenha o quarto úmido
O ar seco pode irritar as membranas da garganta e do nariz. Você pode experimentar o uso de um umidificador de ambiente.
Tratamento com Aparelho Intra Oral (AIO) para parar de roncar.
São confeccionados de maneira personalizada para o tratamento da AOS (Apneia Obtrutiva do Sono). O aparelho intra oral (AIO) trabalha com protrusão (avanço) e manutenção da posição mandibular e/ou lingual, que tem como objetivo a abertura do espaço aéreo e afastamento dos tecidos da garganta, liberando a passagem de ar.
O mecanismo de ação do AIO previne a abertura da boca durante o sono, estabiliza a mandíbula, não permitindo que ela desloque para trás durante a noite, impedindo que a boca abra e a língua se posicione posteriormente, fazendo com que a região da passagem do ar se estreite.
As principais indicações dos aparelhos intra-orais são:
• Paciente com ronco primário;
• Apneia Obstrutiva do Sono leve;
• AOS moderada ou grave quando houve intolerância ou recusa ao uso de CPAP;
• Na contra-indicação cirúrgica ou coadjuvante ao tratamento cirúrgico;
A adesão ao AIO é o fator determinante para o sucesso do tratamento com esse
aparelho, podendo variar de 68 a 100%.
Apneia Obstrutiva do Sono
Muitas pessoas não encaram o ronco como um sinal de um problema de saúde potencialmente grave, e é verdade que nem todo mundo que ronca tem apneia do sono, mas noites mal dormidas podem gerar outros problemas, tais como: sonolência excessiva, irritabilidade, cansaço, procrastinação, além de incomodar o parceiro(a) durante à noite e muitos outros.
Portanto fique atento e se houver ronco alto, especialmente se o ronco for acompanhado por períodos de silêncio, procure um especialista, afinal, sua saúde, tanto pessoal quanto profissional podem estar sofrendo por noites mal dormidas.
O que é Apneia do sono?
A Apneia do Sono é um distúrbio do sono potencialmente grave em que a pessoa para de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite. Pessoas com apneia obstrutiva do sono podem, inclusive, não estar cientes de que têm o problema.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e cerca de 30% da população adulta sofre de apneia do sono.
Existem 2 tipos de apneia do sono: pode ser uma apneia obstrutiva do sono ou uma apneia do sono central.
Apneia Obstrutiva do Sono
É a forma mais comum, e ocorre quando os músculos da garganta relaxam durante o sono e as vias respiratórias se fecham, o que interfere e impede a respiração adequada. Isto pode reduzir drasticamente o nível de oxigênio no sangue. Assim, o cérebro recebe a mensagem de que algo está errado. Por ser incapaz de respirar, você desperta do sono por um breve momento - em que as vias respiratórias reabrem e permitem que a respiração volte ao normal. Esse problema, no entanto, se repete inúmeras vezes ao longo da noite e pode causar sérias complicações.
Durante a apneia obstrutiva do sono, a pessoa pode produzir um ronco ou um som semelhante ao sufocamento. O sono irregular impede a pessoa de alcançar o sono profundo ( sono REM ), fazendo-a se sentir sonolenta durante o dia.
Causas e Fatores de risco da Apneia Obstrutiva do Sono
Para esse tipo de apneia do sono, a principal causa é a obstrução do canal respiratório. Situações como obesidade, aumento das amígdalas, circunferência do pescoço e alterações craniofaciais, podem levar à apneia do sono.
Todas as pessoas podem apresentar apneia do sono, até mesmo crianças. Alguns fatores de risco, no entanto, costumam ser elencados pelos médicos. Eles variam de acordo com o tipo da doença, mas pelo menos duas características são comuns: ser do sexo masculino e ter mais de 50 anos de idade.
Os homens, em geral, são duas vezes mais propensos a desenvolver a doença do que as mulheres, que têm seu risco aumentado se estiverem acima do peso e também após a menopausa.
• Excesso de peso
Depósitos de gordura em torno de vias aéreas superiores podem obstruir a respiração. No entanto, nem todo mundo que tem apneia do sono está acima do peso. Pessoas magras também podem desenvolver o transtorno.
• Circunferência do pescoço
Pessoas com um pescoço mais grosso podem ter vias aéreas mais estreitas que o normal.
• Estreitamento das vias aéreas
Algumas pessoas possuem vias aéreas naturalmente mais estreitas. Há casos ainda em que as amígdalas e adenoides podem se tornar maiores que o normal também, o que pode levar ao bloqueio das vias aéreas.
• Histórico familiar
Pessoas que possuem parentes com histórico de apneia do sono têm duas vezes mais riscos de ter o problema.
• Etnia
Afrodescendentes são mais propensos a desenvolver apneia do sono, principalmente os acima de 35 anos de idade
• Álcool
O consumo abusivo de álcool e de substâncias como sedativos e tranquilizantes podem relaxar os músculos da garganta.
• Alteração Hormonal
Mulheres na menopausa ou durante a gestação são mais propensas a desenvolver apneia do sono.
• Congestão nasal
Se tiver dificuldade em respirar pelo nariz - seja por um problema nasal, alergias ou um resfriado, por exemplo -, você possui mais chances de desenvolver apneia obstrutiva do sono.
Sintomas da Apneia do Sono
Os sintomas da Apneia do Sono são característicos e notando-se os sinais, é necessário procurar um especialista para correto diagnóstico.
• Hipersonia (sonolência excessiva durante o dia);
• Ronco alto;
• Despertar abruptamente durante a noite com falta de ar;
• Pausas frequentes na respiração durante o sono;
• Despertar com a boca seca;
• Cefaleia matinal (dor de cabeça);
• Insonia;
• Déficit de atenção;
• Apresentar irritação, nervosismo e impaciência durante o dia, decorrentes de uma noite mal dormida;
• Ter esquecimentos.
Tratamento de Apneia do sono
O principal objetivo do tratamento de apneia do sono é manter as vias respiratórias abertas para que a respiração não seja interrompida durante o sono.
Em alguns casos, os pacientes podem usar aparelhos odontológicos (AIO) na boca durante a noite para manter a mandíbula posicionada mais para frente e impedir o bloqueio das vias aéreas.
Nos casos severos é necessário o uso de uma máscara de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP, na sigla em inglês). Esse aparelho joga ar na via respiratória, mantendo-a aberta.
As cirurgias podem ser uma opção em alguns casos. Isso pode envolver:
• Cirurgias no nariz ou na cavidade óssea;
• Cirurgia para remoção de amígdalas e adenóides pode curar a doença em crianças, mas ela nem sempre é eficaz em adultos.
Apneia do sono tem cura?
Os sintomas da apneia do sono costumam ser completamente corrigidos com tratamento.
Exame para detectar Apneia do Sono
O exame de Polissonografia do tipo 4 (Monitoramento Digital da Apneia do Sono) já está disponível aqui na clínica.
Com o avanço da tecnologia e dos Aplicativos, é possível monitorar o paciente em sua casa quando ele dorme no conforto da sua cama.
Um sensor de luz que, fixo no dedo, identifica as alterações de cor do sangue pela diminuição de hemoglobina saturada de oxigênio do paciente, pode auxiliar no diagnóstico e monitoramento da Apneia do Sono.
Invista na sua Saúde!
Entre em contato conosco e durma melhor!
(11) 4307-2476
(11) 91043-4004